Ser o símbolo da revolução tem um preço muito alto para Katniss. Ela precisa decidir até onde está disposta a arriscar sua humanidade e sua sanidade em nome da causa, de seus amigos e de sua família.
Este livro encerra a trilogia Jogos Vorazes e mostra personagens lutando, acima de tudo, pela própria sobrevivência. Confesso que não consegui me apegar ao Gale. Cada interação dele com Katniss me incomodava — ele se mostra frio, pouco empático e disposto a passar por cima de tudo, inclusive dela. Já Peeta se encontra na pior condição mental possível, o que torna o peso emocional da história ainda maior, especialmente para Katniss, que havia jurado protegê-lo.
Também demorei um pouco para engatar na leitura, pois é um livro que exige estar com a mente aberta para os acontecimentos intensos do segundo volume. Além disso, é uma narrativa marcada por muitas perdas de personagens importantes, o que torna a experiência ainda mais dolorosa.
O primeiro livro sempre terá um lugar especial para mim, por ter dado início a toda a saga. No entanto, A Esperança foi, sem dúvidas, o mais difícil de ler. A leitura desperta um sentimento constante de ódio contra o sistema, contra o presidente e contra tudo o que foi feito com os distritos — especialmente com Peeta. Tudo o que a gente quer é justiça, ou até mesmo vingança, por aqueles que já se foram e por tudo o que foi destruído.
Estou muito ansiosa para começar a assistir aos filmes, mas não poderia deixar de registrar o quanto foi importante ler essa saga nos dias de hoje. Talvez, se eu tivesse lido na época do lançamento, não teria apreciado tanto quanto agora. A maturidade da leitura fez toda a diferença para mim.
.png)
A frase MAS EXISTEM JOGOS PIORES no final desse livro nunca parou de ressoar na minha cabeça... Tem 13 anos que li, e ainda aperta a garganta...
ResponderExcluirEsse livro é sofrido, né? É muito doido terminar pensando que seria horrível se o mundo fosse assim e concluir que sim, já é. Jogos Vorazes é uma obra de arte, afe... Você vai gostar dos outros dois livros, tenho certeza!