Mudança de hábitos ainda em 2024


Assistindo a um vídeo da Vanessa Lino, onde ela comentou que faltam apenas 11 segundas-feiras para o fim do ano, me dei conta de como 2024 passou rápido. Em breve, já estaremos em um novo ano.

Sempre acreditei naquele clichê de que, para começar um novo hábito, era preciso esperar até segunda-feira. No entanto, com o tempo, percebi que quanto antes começamos, melhor. Não importa se é no meio da semana ou no final de semana, o essencial é dar o primeiro passo.

Aqui estão três hábitos que ainda dá tempo de melhorar antes do fim do ano:

  • diminuição do uso de redes sociais

Você sabia que em 2023 o número de usuários ativos nas redes sociais ultrapassou a marca de 5 bilhões? Apesar de já estarmos em 2024, esses números continuam crescendo a cada ano. Aproximadamente 62,3% da população mundial está conectada a alguma plataforma.
Achei interessante trazer esse ponto, pois o impacto que as redes sociais causam na nossa vida é inegável. Não é fácil ficar completamente offline, mas é alarmante como o uso excessivo pode afetar a saúde mental.

Essa é uma questão que estou tentando ajustar na minha rotina, percebendo os efeitos negativos que o uso constante das redes tem me causado. Em muitos momentos, me peguei rolando o feed do Instagram e do TikTok (este último, inclusive, eu pausei), quando poderia estar aproveitando melhor meu tempo com um novo hobby, estudando ou lendo um livro.

As consequências de um uso excessivo são graves: depressão, ansiedade, distorção de imagem, comparações, baixa autoestima, ataques de pânico, bullying e até cyberbullying. Durante a pandemia, precisei me afastar do Twitter porque estava começando a me comparar com outras pessoas, o que me fez muito mal. Percebi que essa rede estava afetando minha saúde mental, então optei por sair.

Aliás, em agosto, houve o bloqueio temporário do Twitter no Brasil, ordenado pelo STF, porque Elon Musk não cumpriu certas exigências. Achei que a rede iria desaparecer do país. Tinha um apego sentimental ao Twitter, pois usava para desabafar e acompanhar notícias e artistas. Mas, com o bloqueio, percebi que não senti tanta falta assim. Muitas vezes, o Twitter se mostrou uma rede tóxica, não apenas para mim, mas também para outros usuários.

Por isso, meu conselho é: não se prenda às redes sociais. Enquanto você está imerso nelas, a vida lá fora continua acontecendo. Essa foi uma das maiores lições que tirei desse episódio.

  • melhorar hábitos alimentares

Quando falamos de mudanças de hábitos, é difícil não mencionar a alimentação. Tenho um grande problema: nos fins de semana, consumo muitas besteiras, enquanto, durante a semana, me mantenho no básico.

Desde que comecei a namorar, em 2021, passei a comer mais fast food e doces, algo que antes eu conseguia controlar melhor. Agora vejo o impacto negativo que isso trouxe para a minha saúde.

Nunca fui muito de comer de forma saudável, mas neste ano comecei a incluir mais legumes na minha alimentação e consegui reduzir o consumo de cafeína (antes eu tomava uns cinco copos por dia).

Também cortei o refrigerante e os sucos de saquinho. Não vou mentir, às vezes tenho vontade e tomo, mas é raro. Como eu não tinha o hábito de beber água, decidi substituir o refrigerante por água, e, embora ainda esteja longe do ideal, já melhorou bastante.

Uma alimentação equilibrada tem um impacto direto na nossa saúde, então, é fundamental cuidar disso.

  • praticar exercícios físicos

Uma das maiores dificuldades que enfrento é manter uma rotina de exercícios físicos. Muitas vezes, consigo me exercitar por uma semana ou duas, mas logo perco o interesse. No entanto, sei que se eu continuasse, os benefícios para minha saúde seriam significativos.

Estou praticamente sedentária, e uma das coisas que mais quero mudar é essa. Com o tempo, percebi que não preciso fazer 40 minutos de exercício para me sentir bem. Uns 20 minutos já fazem diferença. 
Além disso, existem várias formas de se exercitar, desde yoga, cardio, até esportes como corrida, futebol e vôlei.

Estabeleci um desafio pessoal de me exercitar de segunda a sexta, mesmo que seja por apenas 20 minutos por dia. Existem muitos exercícios curtos que já ajudam bastante. O importante é persistir.

🌜💟

Comentários

Form for the Contact Page