assistidos: tremembé, a prisão dos famosos - elize matsunaga: era uma vez um crime - caso eloá: refém ao Vivo
A Prisão dos Famosos foca nos casos que mais chocaram o Brasil: Suzane von Richthofen, Isabella Nardoni, Elize Matsunaga, Roger Abdelmassih e o caso Eloá.
A série foi gravada em uma fábrica abandonada, onde a produção montou todo o cenário do presídio.
– Não achei de muito bom tom algumas músicas; em certos momentos senti um alívio cômico que não combinava com o tema.
– Casos como o da Suzane, dos Nardoni e da Elize Matsunaga eu já conhecia muito bem. O do médico eu nunca tinha realmente me aprofundado.
Sobre a caracterização dos atores: impecável. Ficaram extremamente parecidos com as pessoas reais - me surpreendi muito.
– A Jaqueline Guerreiro fez uma série de vídeos excelentes sobre esses casos. São completos e ajudam a entender pontos que a produção não se aprofunda.
E sobre quem dizia que a Marina Ruy Barbosa “não atuava bem”: na minha opinião, ela deu um show. Alguns papéis dela realmente são mais apagados, mas nesse ela entregou tudo.
Uma curiosidade que descobri pesquisando: Lucas Oradovschi, que interpreta Alexandre Nardoni, se isolou, ficou dias sem dormir, saiu do Rio e foi para São Paulo estudar o comportamento do acusado e garantir uma caracterização mais fiel.
Marina Ruy Barbosa, inclusive, já tinha entregado muito bem em Fuzuê como vilã. Outra novela dela que estou assistindo é Deus Salve o Rei, inspirada na era medieval.
A série foi renovada para a segunda temporada.
Se você tem interesse nesses casos que marcaram o país, existem vários canais no YouTube, documentários, livros e podcasts - tanto brasileiros quanto internacionais.
Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime
Antes de assistir Tremembé, quis ver o documentário da Elize para entender melhor a linha do tempo. Tinha muita coisa que eu não sabia, detalhes que não apareceram em outras coberturas do caso.
O documentário traz depoimentos da própria Elize, de familiares, colegas e especialistas envolvidos na investigação.
Caso Eloá: Refém ao Vivo
O documentário revela trechos inéditos do diário da Eloá, além de relatos do irmão Douglas e da amiga Grazieli - os dois falando sobre o crime pela primeira vez.
Confesso que, em Tremembé, imaginei que dariam mais atenção a esse caso. Mesmo sendo criança na época, acompanhei tudo pela TV. Foi muito triste ver amigos e familiares relembrando aquele dia.
Alguns canais que acompanhei e recomendo:
canais no youTube
- Ju Cassini
- Ler Até Amanhecer
- Freak TV
- Jaqueline Guerreiro
podcasts
- Modus Operandi - Carol Moreira & Mabê Bonafé
- Assustador, Bizarro e Misterioso - Ju Cassini
alguns livros
- Modus Operandi: Guia de True Crime
- Lady Killers: Assassinas em Série
- Serial Killers: Anatomia do Mal
- Arquivos Serial Killers: Made in Brazil
