Tag dos 50% - melhores e piores do ano até agora | 2025


Estava super ansiosa para responder essa tag — nem acredito que já faltam apenas seis meses para acabar o ano! Se tem uma coisa que eu amo é falar sobre livros, e nesta postagem sei que posso dar um panorama completo sobre tudo o que já li e também sobre as leituras que quero fazer futuramente.

Eu não lembro o motivo pelo qual não respondi essa tag no ano passado, sendo que, sem sombra de dúvidas, eu tinha muito a dizer sobre as minhas leituras de 2024. Mas não tem problema: este ano vou responder tranquilamente.

Assisti a três tipos de vídeos para poder selecionar as perguntas e montar minhas respostas, já que a tag original não era muito do jeito que eu queria. Então busquei algumas versões de influencers literários que acompanho e gosto bastante.

Pretendo responder a tag no final do segundo semestre.



01. O melhor livro que você leu até agora

É um pouco complicado responder a essa pergunta, pois li vários livros incríveis este ano. Porém, optei por escolher dois títulos que amei muito.

  • maldição de amor 
O primeiro conta a história de Hanira, que descobre que suas antepassadas tiveram seus corações partidos pelo mesmo príncipe feérico, por causa de uma maldição. Determinada a não ser mais uma vítima, Hanira decide fazer de tudo para quebrar a maldição.

Como estava começando a me aventurar nesse universo repleto de fantasia e feéricos, quis dar uma chance a essa leitura — e não me arrependi. Foi o único livro a que dei cinco estrelas neste ano. Acompanhar toda a jornada de Hanira para quebrar a maldição foi muito gratificante, principalmente porque ela não era uma mocinha frágil e medrosa, e sim extremamente corajosa e dona do próprio destino. Para quem está iniciando no gênero fantasia, achei a leitura perfeita.

O segundo livro foi Crisálida Dourada, da Helena Lopes. Eu já conhecia a autora por causa das indicações da Bela Fazzati, mas confesso que não consegui ler A Rainha Prometida e A Rainha Cobiçada. Pulei direto para Crisálida Dourada — e não me arrependi. Só me arrependo de ter excluído os outros dois livros da minha biblioteca, achando que não leria, e agora vou ter que comprá-los novamente.
  • a crisálida dourada 
Em Crisálida Dourada, Kalina decide ir no lugar do irmão (que fugiu) para a Floresta dos Herdeiros. Caso não vá, ela e sua família seriam mortos. O que mais me agradou na leitura foi a recontagem da história de Medusa. Eu amo mitologia, e a Helena coloca muitos elementos mitológicos em suas obras.

Quando comecei a leitura, pensei que fosse algo inspirado em Mulan, pois achei a premissa parecida, mas a Helena conseguiu dar um sabor único à história. Ela acabou se tornando minha autora favorita de fantasia, e não vejo a hora de conhecer outras obras dela.

livros citados: 
    • maldição de amor 
    • a crisálida dourada 


    02. O pior livro de 2025 até agora

    Não chega a ser o pior, mas minhas expectativas estavam altas por se tratar de uma autora que comecei a acompanhar recentemente. Fiquei um pouco decepcionada porque esperava muito mais.
    • corte de elementos e maldição 
    No início da história, conhecemos Ava, perdida e em perigo. Depois de algumas situações, ela se vê presa em uma gaiola, sendo levada até o castelo da duquesa, uma fortaleza flutuante. Ava é a única elemental da sua espécie e embarca em uma jornada para descobrir sua identidade e seus poderes.

    Me arrastei bastante nessa leitura, que se tornou cansativa para mim. Alguns pontos não fizeram sentido e não foram bem desenvolvidos, então acabei dando 3 estrelas.
    • arrancada do meu mundo 
    Outro livro que não superou minhas expectativas foi Arrancada do Meu Mundo, da C.C. Hunter. Um ponto positivo é que a leitura foi fluida, mas tive a impressão de que a autora fez um “copia e cola” de Eu e Esse Meu Coração — que, por sinal, eu gostei bastante. Nesta história, senti que ela apenas mudou alguns acontecimentos, mas não desenvolveu bem os personagens principais nem certas situações.

    livros citados: 
    • arrancada do meu mundo 
    • corte de elementos e maldição 



    03. A melhor continuação até agora, em 2025

    Trono dos Lobos: Parte 2 (Lua Vermelha, Livro 4). Esse livro encerrou um universo que eu amei demais conhecer. A autora lançou o último volume este ano, e me deixou triste por ver a história de Krisden e Tahisa chegar ao fim, mas também feliz pelo sentimento de dever cumprido, já que tudo se concluiu da forma como precisava ser.

    Amei como o relacionamento de Krisden e Tahi se desenvolveu e amadureceu ao longo da narrativa.

    livro citado: 
      • Trono dos Lobos: Parte 2 (Lua Vermelha, Livro 4)

      04. Lançamento do primeiro semestre que ainda não li, mas quero muito

      Ainda não concluí o segundo livro da série de Quarta Asa, mas minha meta é terminar o segundo e o terceiro até sair o próximo volume.

      05. O lançamento mais aguardado do segundo semestre

      Confesso que não acompanho muitos lançamentos, mas estava super ansiosa para ler A Rosa Acorrentada, que surgiu a partir de uma fanfic de Dramione e me deixou muito interessada.

      06. O livro que decepcionou este ano

      Não tive nenhuma leitura que me decepcionou profundamente, até porque procuro não criar expectativas muito altas.

      07. O livro que mais me surpreendeu em 2025

      O Príncipe Cruel. Não imaginei que fosse gostar tanto da leitura, apesar da temática problemática envolvendo bullying.

      08. Novo autor favorito (que lançou o primeiro livro este semestre ou que você conheceu recentemente)

      Helena Lopes — estou completamente obcecada!

      09. Um livro que abandonei este ano

      Olha, normalmente eu não abandono livros. Isso raramente acontece.

      10. Meu personagem favorito

      Xaden Riorson, de Quarta Asa. Quando ele começa a chamar a Violet de “Violência”, a química entre eles irradia de um jeito que eu amo.

      11. Um livro que me fez chorar neste primeiro semestre

      Nenhum até agora.

      12. Um livro que me deixou feliz neste primeiro semestre

      No momento não me vem nenhum específico à mente, mas tive várias leituras que me fizeram feliz.

      13. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que assisti até agora

      Admito que este ano ainda não acompanhei nenhuma adaptação. Mas quero ler Mentirosos para poder assistir à série no Prime Video.

      14. Resenha favorita que escrevi ou assisti neste primeiro semestre

      Vou destacar duas resenhas que amei escrever e nas quais depositei todas as minhas emoções:
      • Me Leva Para Casa, da Carrie Elks
      • #1 A Guerreira de Monterúm, da Nathalia S. Harri
      15. O livro mais bonito que comprei ou ganhei este ano, até agora

      Crisálida Dourada, edição capa dura, e O Despertar da Lua Caída.

      16. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o fim do ano?

      São muitos, mas vou listar 7 que quero priorizar até dezembro:
      • A Maldição do Amor: Um Reconto de Hades e Perséfone
      • Impostora (Yellowface)
      • Chama de Ferro
      • Belladonna
      • Divinos Rivais
      • Corte de Espinhos e Rosas
      • Lua Nova

      Comentários

      Form for the Contact Page